terça-feira, 2 de junho de 2009

1976 - Rising - Rainbow


Rainbow é uma banda de hard rock criada pelo lendário guitarrista do Deep Puple, Richie Blackmore em 1975. No mesmo ano eles lançaram o disco Richie's Blackmore Rainbow e no ano seguinte lançaram o Rising.

Rising é um album curto com apenas 6 faixas com aproximadamente 34 minutos e que não deixa nada a desejar, com ótimos vocais, guitarras, letras baseadas em histórias medievais e até mesmo uma orquestra está presente nesse álbum. E para os Fãs do Dio vale a pena conferir o trabalho dele no Rainbow.

O álbum começa com a ótima "Tarot Woman" com uma introdução de arrepiar, que instantes depois já começa com uma guitarra que gruda na cabeça e um vocal perfeito do Dio, sem falar na bateria, baixo e nos teclados que fazem a diferença no som do Rainbow. Essa é a faixa certa para introdução do álbum.

A segunda faixa é a muito boa "Run With the Wolf" é também mais uma faixa que o Dio estronda nos vocais com gritos fortes e firmes e todos os outros instrumentos também são fortes nessa faixa.

Já a terceira é "Starstruck" que começa com uma guitarra característica de Blackmore, essa já uma faixa um pouco mais rápida que as outras e sem muito efeito de teclado, com um refrão que se repete algumas vezes ao longo do tempo, pode-se considerar a faixa mais hard rock do álbum.

A quarta faixa do álbum é "Do You Close Your Eyes", faixa mais curta do álbum, talvez a mais fraca, não que ela seja ruim, mas sim que as outras são melhores do que essa.

A quinta faixa "Stargazer" é a mais expressiva de todas, são mais de 8 minutos não deixando nada a desejar do inicio ao fim, já começando com um solo de bateria do Cozy Powel, que se junta com a guitarra do Blackmore com um riffzinho grudento, na hora que o Dio grita " Is it far, is it far, is it far?" da uma vontade de gritar junto e ao mesmo tempo da vontade de ficar quieto só apreciando a combinação de guitarra, vocal, baixo, bateria, teclado e a orquestra Filarmonica de Munich. Não poderia faltar um solo bem expressivo de Blackmore, assim como os gritos do Dio após o solo até o fim. Essa música é um verdadeiro hino e entra no meu top de favoritas, mas isso não vem ao caso agora, por que ainda falta falar sobre a última do cd.

A última faixa é "A Light in the Black", essa lembra o Deep Purple, música veloz e com o teclado bem expressivo, com um solo de guitarra mais rápido e longo que os outras, uma vez que essa tenha mais de 8 minutos. Num vocal marcante quando Dio canta "I'm coming hoooooooooome", chegando ao fim do álbum, da vontade de ouvir de novo e de novo de tão boa que foi a experiência.

Rising é um álbum que influenciou muitas bandas que vieram na década seguinte. Todo fã de hard rock setentista deve conferir.

Faixas:

01 - "Tarot Woman"
02 - "Run With the Wolf"
03 - "Starstruck"
04 - "Do You Close Your Eyes"
05 - "Stargazer"
06 - "A Light in the Black"


Nota: 10

7 comentários:

  1. Ótima resenha, ótimo álbum! É sempre bom ouvir e analisar um clássico \m/

    Flw!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi. mas se tem DIO ta otimo.
    escreva tbm algo sobre rock atual mas com sonoridade classica (A)

    ResponderExcluir
  3. Fico bom em nerd, num sabia desse seu potencial, só falta mudar seu estilo. RS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Resenha um tanto fraca, sem detalhes, apenas falando abruptamente rápido. Mas parabéns por lembrar deste maravilhoso álbum!

    Vale lembrar que a banda era do gênero Heavy Metal, e o nome do álbum de estréia era Ritchie's Blackmore's Rainbow, assim como o nome do fundador também era Ritchie, e não Richie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e só uma pequena observação: A orquestra presente no álbum (faixa Stargazer) é a Orquestra Filarmônica de Berlim, e não Munique.

      Excluir